Professores da UFGD, reunidos em assembleia geral extraordinária realizada na sede da ADUFDOURADOS ontem, na data de 21/05/2024, apreciaram e debateram a proposta apresentada pelo governo no dia 15/05/2024 durante a mesa temporária e específica de negociação e decidiram rejeitá-la.
Entre os argumentos apresentados durante a avaliação, os docentes apontaram que a proposta desestrutura a carreira e não garante a isonomia entre docentes do magistério superior em diferentes classes e níveis, incluindo docentes aposentados. A proposta também não apresenta soluções para a recomposição dos orçamentos das Instituições Federais de Ensino (IFE), para a revogação de nomeações de reitores interventores nas IFE e demais pontos defendidos pelo Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES.
O indicativo de deflagração de greve na UFGD foi proposto como segundo ponto da pauta. Após ser debatido, também foi rejeitado pela maioria dos docentes presentes. Uma contraproposta para a mesa de negociação do CNG/ANDES com o governo foi apresentada e aprovada como alternativa para o reajuste a ser feito nos salários dos docentes da carreira do magistério superior a iniciar ainda em 2024.
Alguns docentes propuseram que o CNG também exigisse a manutenção das mesas de negociação da carreira docente e a eleição direta de reitores nas IFE. Ao final da assembleia, o Comitê Local de Mobilização (CLM) da ADUFDOURADOS foi recomposto com a adesão de docentes de diferentes faculdades da UFGD. A mobilização seguirá com a manutenção do estado de greve e do CLM, com vistas ao fortalecimento de atividades e ações em prol da defesa dos trabalhadores da educação federal e da recomposição dos orçamentos das IFE.
Quem tem sindicato não luta só!