ADUFDourados participa de palestra em conjunto com a AGB/MS

No último dia 3 de outubro (terça-feira) a ADUFDourados foi convida a participar de uma das etapas do clico de debates organizados pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) – Seção Dourados/MS. O debate aconteceu na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e teve como título “O campo e a cidade em tempos de reformas: impasses e perspectivas aos trabalhadores e povos da terra”.

A mesa foi mediada pela professora de geografia Maria José Martinelli Silva Calixto e teve como debatedores a professora Márcia Yukari Mizusaki do curso de geografia da UFGD, Cláudia Marques Romes que também é professora de geografia da UFGD e faz parte da direção da ADUFDourados e o dirigente estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MS), Dinho. Este foi o segundo debate organizado pela AGB neste ano, que contou com a participação de diversos estudantes e professores.

agb04

A professora Márcia Yukari Mizusaki fez uma análise de conjuntura a partir de uma perspectiva geográfica sobre a crise do capitalismo, que iniciou nos anos 70 e se intensificou nos últimos anos. Trouxe também para discussão a política de ajuste fiscal e de ataques de direitos dos trabalhadores que se intensificou no governo ilegítimo de Temer. Por último analisou a partir de uma perspectiva histórica e espacial a formação da estrutura fundiária brasileira.

agb01

(Professora de geografia da UFGD Márcia Yukari Mizusaki)

Claudia Marques Roma, da ADUFDourados, criticou a política de ajuste fiscal de Temer, o desmonte da universidade pública e os ataques aos direitos dos trabalhadores. A partir de uma perspectiva sindical e econômica trouxe os impactos da reforma da previdência proposta pelo governo nas pequenas e médias cidades de Mato Grosso do Sul.

agb02

(Claudia Marques Roma, professora e da diretoria da ADUFDourados)

O dirigente estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) debateu os impactos dos ataques do governo Temer na vida dos camponeses, além de enfatizar a necessidade de construção coletiva de um programa de esquerda para o Brasil.

agb03

(Dinho MST/MS)

Posts Similares